Blog

22 fev 2013

Cresce o número de empresas no Brasil que estão nas redes sociais

Publicado por Grupo Orium em Mídias Sociais


O número de empresas brasileiras que utilizam as redes sociais aumentou 25% em relação a 2010, chegando a 88%. É o que aponta o estudo “Latin America Social Media Check” realizado pela consultoria Burson-Marsteller. Na pesquisa foram consideradas as principais redes sociais para o relacionamento com o consumidor, como Twitter, Facebook, YouTube, blogs e Google Plus.

O estudo aponta que 88% das companhias brasileiras utilizam pelo menos uma das mídias sociais analisadas como plataforma de comunicação. O índice está acima da média da América Latina, de 65%, e global, de 87%. O Twitter se destacou como a plataforma que mais cresceu, sendo utilizado por 53% das empresas analisadas na América Latina, contra 50% do Facebook. Desde 2010, a média de seguidores por perfil corporativo analisado saltou de 19.023 para 66.958.

Tal estudo mostra não só o aumento da presença das empresas nas redes sociais, mais um crescente engajamento das organizações com seus clientes. “Mais da metade das organizações conversa com seus seguidores através das respostas e retweets. O número de “Likes” por página no Facebook cresceu exponencialmente. Hoje, as empresas não divulgam conteúdo, mas estabelecem diálogo com suas audiências”, afirma especialista.

Além do crescimento no uso das mídias sociais como plataforma de comunicação corporativa, o estudo aponta que as empresas têm desenvolvido perfis diferentes para suas várias marcas, o que permite que elas dialoguem com públicos específicos. Usando as redes sociais de maneira mais estratégica, criam conteúdos direcionados para cada público-alvo.

Alguns dados relevantes:

O uso do Twitter pelas empresas analisadas cresceu 53%;
52% das maiores empresas brasileiras estão no Facebook;
As empresas brasileiras têm, em média, mais de 515.000 seguidores;
28% têm blogs corporativos;
40% das empresas brasileiras pesquisadas já estão no Google+.